O que fazer em Lumiar
O que não faltam em Lumiar são passeios ecológicos: o distrito de 5 mil habitantes é repleto de rios, cachoeiras, poços e trilhas em meio à natureza, que garantem cenários inesquecíveis da Mata Atlântica.
E se você ainda não sabe tudo o que fazer em Lumiar, aqui você vai ficar por dentro dos principais atrativos do distrito, e ainda conferir as melhores dicas para deixar a sua viagem ainda mais incrível.
1. Centro de Lumiar
A Praça de Lumiar e o lago são o cartão-postal do centro. É aqui que você encontra diversos bares e restaurantes com cardápios nacionais e internacionais – não deixe de provar o fondue e a truta, pratos típicos da região.
Para quem gosta de viajar e voltar com uma lembrancinha, há várias lojinhas de artesanato com trabalhos de artesãs locais.
Apesar da calmaria, também é aqui que acontece o agito noturno – nada comparado aos grandes centros – e aos finais de semana rolam até shows de música ao vivo.
Uma parada obrigatória é no RESTAURANTE ARMAZEM DA SERRA.
No início do seu processo de colonização, Lumiar era uma grande fazenda que tinha sua sede localizada onde hoje se encontra a praça principal, mais especificamente no casarão que abriga o restaurante Armazém da Serra.
Além do evidente aspecto histórico, o restaurante é um lugar de expressão das tradições familiares de suas proprietárias, a chef Andrea Eller Schott e sua filha Isadora Schott Klein. Receitas típicas de família são passadas de geração para geração ao longo dos anos. Mãe e filha explicam que isso é exatamente o que os turistas, público que representa 90% da clientela, buscam ao visitarem Lumiar, ou seja, gastronomia típica local em ambiente familiar, tranquilo e agradável. E sabe o que é ainda melhor? Tudo isso valorizando a produção dos agricultores locais, adquirindo itens como a truta, os cogumelos, legumes, hortaliças e ainda as cervejas artesanais, gerando assim uma economia solidária e colaborativa.
O espaço é bem bacana, com mesas ao ar livre e de frente para o lago. E além de beber uma boa cerveja artesanal, também há petiscos bem gostosos.
NOS DA POUSADA COLIBRI SERRANO TEMOS UMA GRAN PARCERIA COM O RESTAURANTE.
VOCE SE HOSPEDANDO AQUI GANHA UM DESCONTO DO 10% E ESTACIONAMIENTO DE GRAÇA NA PRACA DE LUMIAR.
2. Cachoeiras e poços
Não dá pra falar sobre o que fazer em Lumiar sem mencionar essas deliciosas atrações naturais. Aliás, o destino ganhou fama graças às suas cachoeiras e poços de águas calmas e esverdeadas, e por isso é uma programação que não pode ficar de fora do seu roteiro.
Nos recomendamos:
Poço Feio
Apelidado de “praia de Lumiar”, o Poço Feio (que de feio não tem nada!) possui águas esverdeadas e muita natureza ao redor.
Formando uma piscina natural, o poço tem espaço de sobra para nadar, boiar e relaxar, e ainda há uma parte de areia onde os visitantes costumam ficar. No local você também encontra um restaurante, sauna e uma tirolesa que atravessa o poço, que são pagos a parte.
Por conta do fácil acesso e proximidade do centro e de nossa pousada, ele sempre fica bem cheio, principalmente aos finais de semana, feriados e dias de calor.
O acesso ao poço é pago, já incluso o estacionamento.
Como chegar | fica a apenas 200m de Nossa pousada, com fácil acesso. Há placas sinalizando o local. E a cachoeira mais visitada por nossos hospedes!
Alem do Poço feio, tem muitas mais cachoeiras na regiao, distribuídas entre Lumiar, São Pedro da Serra e no bairro Boa Esperança, separamos as melhores cachoeiras e poços para você se deliciar:
Indiana Jones, Poço Verde, Poço Belo, Encontro dos rios, São José, Toca da Onça e mais.
3. Encontro dos rios Macaé e Bonito.
Se você ama espetáculos da natureza, não vai faltar o que fazer em Lumiar – e um deles é o encontro dos rios Macaé e Bonito.
Muito procurado para a prática de rafting (a gente também vai mostrar aqui), o encontro dos rios tem um visual inesquecível, e muitos turistas vão até o local só para admirar a beleza e a força das águas do Rio Macaé.
Logo depois da ponte, tem uma trilha de 200 metros à direita, que leva para a parte mais mansa do rio. Há “piscininhas naturais” entre as pedras, e é um convite irrecusável para um banho.
Em épocas de alta temporada, esse trecho costuma ficar bem cheio, e o ideal é você chegar mais cedo.
Nessa parte do rio não há nenhuma estrutura turística, mas um pouco mais adiante da ponte, do lado esquerdo, há o Bar do Encontro. Bem na beira do Rio Macaé, o bar oferece chuveirão, banheiro e mesas em uma área gramada, além de petiscos e tacos bem gostosos.
Como chegar | o encontro dos rios fica a aproximadamente 6 km do centrinho de Lumiar. O acesso é fácil e por estrada asfaltada até a ponte, onde deve estacionar o seu carro e seguir caminhando.
4- Passeios.
Passeio de quadriciclo guiado com QUADRILUMIAR. Desfrute da natureza exuberante numa trilha histórica em meio a mata atlântica. Uma travessia da Pedra Riscada até a base da Serra Queimada onde chegaram os colonizadores alemães em 1829. Contexto cultural e histórico e uma parada maravilhosa numa piscina natural de 3 metros de profundidade.
Passeio de quadriciclos Can-Am Outlander 4×4 com guia local
Estrada Pedra Riscada – s/n Km 1, 5
https://www.instagram.com/quadrilumiar/
Hudson: +55 22 99776-9310
Esportes/ passeios com LUMIAR AVENTURA:
Rafting, rapel, cachoeirismo, trekking, corridas de aventura, canoagem e outros são esportes oferecidos pela mais bem estruturada entidade da região.
https://lumiaraventura.com.br/quem-somos